Encontre neste blog:

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Catalogar, Arrumar e Organizar a Coleção...

Já vimos a importancia de se catalogar a coleção..., mas pergunto, sua coleção está arrumada ou organizada?

Eu nem fazia ideia do que era ter a coleção organizada.., eu mesmo considerava que tinha que arrumar a coleção, e assim o fiz, comprei caixas organizadoras todas da mesma cor, tamanho e comecei a guardar a coleção nestas caixas, tudo separado por tema. Pois bem, depois que fiz isso vualá.., consegui arrumar a coleção, ficou linda, mas ai veio a sabedoria que somente a vida nos dá nos momentos certos. A coleção ficou arrumadinha, tudo igual, e muito bonita de se ver, porém, percebi que ainda havia mais uma etapa a ser feita, organizar a coleção.

Mas o que é este "organizar a coleção?"

Simplesmente de se criar uma numeração sequancial para codificação de cada uma das caixas, e de se catalogar o conteúdo de cada caixa, bem como o seu posicionamento de onde está guardada.

Não parece, mas organizar a coleção tornou-se extremamente necessária e de grande importância. Percebi também que começar a organizar no inicio da coleção é muito mais fácil. Depois de grande, qualquer processo de organização é uma verdadeira maratona de muda tudo de lugar...

Depois de numerar cada caixa, e de se anotar tudo o que tem dentro, é preciso planilhar, e usar a filtragem de dados para facilitar a localização do item desejado.

Mesmo que sua coleção esteja somente em um armário, vale a pena arrumar e organizar. Você saberá quantas caixas possui para cada tema, onde estão e o que tem dentro de cada uma, de uma forma muito mais fácil e organizada.

Se você ja tem uma coleção antiga, com muitos itens no acervo o trabalho será maior, mas não é impossível, e acredite, você descobre que tem itens que nem se recordava mais.., e que não serão mais esquecidos, pois estarão organizados, catalogados, organizados e também mapeados.

Um comentário:

  1. É verdade Tanner,

    após ler os posts anteriores percebi a necessidade de se realizar esta organização e este catálogo! já tinha pensado nisso mas não tinha ideia de como fazer até conhecer o "modelo" que você apresentou e conversar com alguns amigos do Fórum PlayBrasilmobil. Daí as soluções foram aparecendo!!!

    Apesar da pequena coleção que possuo, o trabalho é enorme e ainda estou fazendo o planilhamento da mesma, mas já tenho uma noção do que possuo.

    Organizada ela está, também adotei as caixas plásticas e o método de separar por tema, mas ainda me falta catalogar todos os itens.

    Mais uma vez agradeço pelas dicas e aguardo com expectativas os novos posts!

    Abraços,
    Marcius Victor.

    ResponderExcluir